O Prazer está na Mesa

Acho que toda a minha paixão por cozinhar vem do prazer de comer. Sempre fui muito gulosa e, principalmente, curiosa, o que me instigava a provar temperos, sabores, algo novo. Isso me tornou um pouco eclética no quesito comida. Mais uma vez o prazer de comer.
O dicionário Houaiss define prazer como "sensação ou emoção agradável, ligada à satisfação de uma necessidade". E ainda há uma palavra que não pode faltar nessa prosa. Hedonismo: "doutrina filosófica que encara o prazer e a felicidade como bem supremo. Dedicação ao prazer como estilo de vida". Acho que sou hedonista... (rsrsrs) Me dedico com prazer em tudo na minha vida... E o prazer de comer bem é um deles. O prazer de cozinhar, o prazer da gastronomia.
Sim, porque gastronomia é uma arte que transforma o ato de comer num prazer não só com a boca, mas também com a visão, o olfato, e o tato. Um prato bonito, com um cheiro agradável e de consitência maravilhosa oferece um sabor a mais.
Comer, como os demais instintos, devem estar associados ao prazer.
Aqui você se deliciará com os diversos sabores de diversas regiões e paises, principalmente do meu Brasil brasileiro, do meu Nordeste querido e da minha Alagoas maravilhosa!

Caminho Trilhado

Viver e não ter a vergonha de ser feliz... O bom da vida é sair por aí... Descobrir o mundo, descobrir as pessoas e as coisas... Sentir, olhar, experimentar... Viver o que é bom e saber diferenciar... Ampliar os horizontes sem medo de ousar!

... Lugares que não conheço, pessoas que nunca vi, comidas que nunca provei... sensações que nunca provei... sensações que nunca senti... e cada dia é um novo aprendizado com uma nova peça encaixada na história de nossas vidas...
A você meu marido, meu amor, que compartilha comigo todos esses caminhos.



segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Salpicão de Pernil



Ingredientes:

30 cestinhas de massa filo*;

1/2 kg de batatas cozidas e picadas em pequenos cubos;

1/2 kg de pernil de porco** assado e desfiado;

1/2 xícara de salsão picado em cubos pequenos;

2 maçãs verdes picadas;

1/2 cebola pequena picada finamente;

1/2 pimentão amarelo pequeno picado finamente;

sal e pimenta-do-reino a gosto;

azeite;

vinagre balsâmico a gosto.



Modo de Preparo:

1 Misture todos os ingredientes (com exceção da massa filo) muito bem e tempere com sal e pimenta a gosto.

2 Recheie as cestinhas com o salpicão.



* Para fazer as cestinhas em casa, use forminhas de empada untadas com azeite. Acomode nas forminhas algumas camadas de massa filo, cortadas em quadrados e pinceladas com azeite. Leve ao forno e asse até dourar. ** Deixe o pernil marinando em sal, limão e vinho branco de um dia para o outro. Asse em forno a 180 °C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário